Ajuda
Ajuda
No Menu Empresa desça até o cartão Clientes, e pressione o botão IMPORTAR CLIENTES.
Caso o botão IMPORTAR CLIENTES não esteja sendo exibido, pressione o ícone
à direita no menu superior e pressione Importar.A importação do cadastro de clientes consiste em 4 passos:
Baixe a planilha modelo: basta pressionar o item 1, que será automaticamente copiada para a pasta de downloads do seu computador ou dispositivo.
Abra esta planilha com o Excel, por exemplo, e observe que a primeira linha é o cabeçalho onde os dados do contato estão destacados em azul e o endereço em verde; e as outras duas linhas com exemplos de clientes Pessoa Física e Jurídica.
Parte Inicial.
Parte Final
A forma mais fácil de fazer é usar a sua própria planilha como base e alterar todas as colunas de cabeçalho da sua planilha com os cabeçalhos da planilha exemplo; a ordem das colunas, ou cores não importam, porém, os nomes das colunas devem ser exatamente iguais (maiúsculos, pontuação, espaços, etc.). Se sua planilha tiver mais colunas estas serão ignoradas. Considere também o limite máximo de linhas para cada importação: 2000.
Quando utilizar sua própria planilha com os dados já preenchidos, basta alterar a primeira linha do cabeçalho com os seguintes nomes:
Nome Cliente *, Razão Social, Telefone, CPF / CNPJ, IE, Nome Contato, email, RG, Data Nascimento, Endereço, Número, Complemento, Bairro, Cidade, Estado, CEP, País
Pressione para selecionar sua planilha atualizada conforme instruções acima.
Caso falte alguma coluna obrigatória (Nome Cliente *, Telefone ou email) será apresentado mensagem de alerta em vermelho impedindo o prosseguimento. Obs.: Informar inclusive o * em Nome Cliente
Para as colunas opcionais faltantes também será apresentado alerta em laranja, porém permitindo o prosseguimento. Dica: Se possível, procure colocar todas as colunas com seus respectivos dados.
Pressione o botão para validar os dados obtidos da sua planilha.
Será destacado um resumo com as quantidades de registros Validados e com Erros.
Para cada linha com erro(s), será apresentado mensagem(s), destacando o campo com erro em vermelho. Pressione este campo, corrija e acione ENTER.
Caso apresente erros de validação, você pode ordená-los no cabeçalho da tabela em ordem decrescente pela coluna ‘Erros:’, facilitando a correção dos campos destacados em vermelho.
Você pode habilitar a opção de importação mesmo que haja registros com erros - estes serão desconsiderados. Para apresentar esta opção deve haver pelo menos 50% de registros válidos. Outra opção é excluir a(s) linha(s) com erro, acionando o ícone correspondente a direita de cada linha que deseja excluir.
Tudo OK, pressione o botão para importar e incluir todos os clientes.
Aguarde um pouco - até 1 minuto - e será exibido um resumo com a quantidade de clientes Incluídos e Rejeitados.
Para finalizar consulte alguns clientes, pressionando o número do cliente a direita, e veja o resultado desta inclusão na página de Cliente do blue21.
Nome Cliente *: Informe Nome Fantasia para Pessoa Jurídica ou Nome do Cliente para Pessoa Física.
Não aceita Nome Fantasia repetido para PJ, e para PF não aceita Nome do Cliente com CPF repetido.
Razão Social: Informe somente para Pessoa Jurídica.
Não aceita Razão Social repetida, exceto para uma filial já que o CNPJ básico é o mesmo.
CPF / CNPJ: Informe um CPF válido para Pessoa Física ou CNPJ válido para Pessoa Jurídica.
Não aceita CPF ou CNPJ duplicado.
IE: Somente para Pessoa Jurídica, informe uma Inscrição Estadual valida e informe também UF do endereço.
Nome Contato: informe Nome Contato para Pessoa Jurídica.
Telefone: Obrigatório quando email não informado. Formato válido 99 99999-9999.
email: Obrigatório quando Telefone não foi informado.
RG: Informe o RG da Pessoa Física ou o RG do contato da Pessoa Jurídica.
Data Nascimento: Formato válido DD/MM/AAAA.
Endereço: Informe o Endereço.
Número: Informe o Número ou S/N. Obs.: Quando o Número não for informado e o Endereço conter uma vírgula: será assumido o Número após esta vírgula.
Estado: Informe a UF do Endereço.
CEP: Formato válido 99999-999.
País: Informe apenas quando diferente de Brasil.
O usuário deve ter acesso a 'Incluir Cliente' e 'Configurar Cliente', veja como: Configurar Acessos do Usuário.
Relatório ClienteConfigurar Relatório Clientes